Diário de bordo

Desejo, trabalho, realização, são palavras que fazem parte dos
dias que ando vivendo ultimamente. Criar e ver um sonho se transformar em
realidade. Acredito que a composição de uma obra artística é muito
gratificante. Não só para mim, mas para todos os artistas. “O fantástico
circo-teatro de um homem só”, que hoje estamos colocando em prática, há anos
acalento em sonhos. Já tiveram outros títulos, outras personagens, outras
canções. E desde o momento que convidei a Patrícia para dirigir esse projeto,
ainda um embrião, que era uma antiga idéia minha, sofreu muitas mudanças. Mas
ela acreditou na minha idéia, me ajudou a construir e botou a mão na massa.
Provou que era possível realizar. Graças à parceria entre ator e diretora, e
entre todos os participantes dessa brilhante equipe estou cada dia mais feliz
com os resultados. É muito bom trabalhar com uma equipe tão alegre, criativa e
sempre à disposição. E é melhor ainda se essa equipe é formada por amigos. Só
tenho a agradecer a força e as idéias maravilhosas dessa gente competente. Inseguro?
Sou. Medroso? Também sou. Mas a cada ensaio, ou cada encontro com alguém da
equipe criadora, fico mais centrado e acredito mais que posso desenvolver um bom
trabalho. Ainda temos muito pela frente. Falta trabalhar alguns textos,
experimentar alguns personagens, ajustar o ritmo de algumas cenas. Mas sei que
o espetáculo só estará pronto quando tivermos um dos ingredientes
indispensáveis, o público. E só por causa desse ingrediente é que luto contra
minhas inseguranças, meus medos, meu cansaço. Merda! Evoé! Sorte! Heinz Limaverde

Onde nasce uma idéia? Desconfio
que a criação nasce em lugares imprecisos, de formas um pouco nebulosas, fora de
nossa área de controle. Processos se desenvolvem de maneiras singulares,
nenhuma fórmula é válida para tudo. Esse projeto, para mim, começou aí por
2007, quando Heinz propôs a idéia de um solo. A idéia mudou e foi se
desenvolvendo, ficou bem diferente do que era no início, mas a estrutura básica
está aí: um solo com diferentes personagens e relação direta com o espectador,
falando da vida e da arte. Em um momento se chamaria O Palhaço e os Outros,
mas depois surgiu esse nome de O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só,
mais forte e mais bonito acho eu. O texto sendo escrito a quatro mãos. Esse é o
quarto espetáculo que fizemos juntos, e acho de alguma forma os outros fazem
parte desse: não me refiro à formas, mas às delicadas e invisíveis tramas de percepção,
memória e sensibilidade que integram os processos criativos da cena, o jeito
que vamos forjando de conviver e compartilhar esses processos, uma zona íntima de
relação (ao vivo, nós dois debocharíamos dessa expressão que acabo de escrever,
“zona íntima de relação”…). E depois, uma super equipe envolvida, de
uma forma generosa e carinhosa. Alguns com quem já navegamos há muito tempo,
como a Simone Rasslan e seu sorriso gigante, outros mais recentes, outros de
primeira viagem, mas todos agora no mesmo barco. Tem até integrante
internacional, porque um circo fantástico tem que ser internacional! 😉  Patrícia Fagundes

El dinero no
es malo, es importante para poder hacer cosas. Pero uno se agota cuando es lo
más importante; cuando es lo primordial, cuando es el objetivo final en la vida
o en el trabajo. Ésa es la razón fundamental por la que abandoné lo anterior
y volví a Porto Alegre.En la primera etapa de “O fantástico circo de um
homem só” he vuelto a constatar mi experiencia precedente con la Cia
Rústica. Hay mucho trabajo y no todo es perfecto, obviamente. Aún así, yo tengo
una sensación de ligereza como profesional, como creadora y como persona. Esa
ligereza no viene por la ausencia de responsabilidad, ni por mi exposición ante
los demás, pues es mayor aquí que en lo anterior. Era para mi un gran
peso, cada vez más grande, el hecho de perseguir algo que ni me interesaba en
sí y que ocupaba todas las horas en las que estaba despierta. Estos días voy de
aquí para allá, buscando cosas extrañas, pintando, dando vueltas porque me
pierdo, pensando e intentando conseguir todas “las pequeñas muchas
cosas” que se necesitan para la obra. No hablo bien portugués, pero soy
simpática. _ Olá bom dia, não sê como se diz isto mas se usa para… y comienzo
a hacer mímica. De momento todos los habitantes de esta ciudad me han
comprendido y no he tenido problemas. Esto me recuerda al texto de Heinz en la
obra, en realidad me recuerda a toda la obra.” lo que uno hace para seguir
un sueño”, lo que a uno le gusta o le incomoda, lo que le apasiona, las
horas que invierte en lo que le interesa. Uno comunica ciertas cosas, más
cotidianas, más profundas, cada uno en la platea lo recibe de una manera
diferente también. Existe un discurso para decir cualquier cosa, la
escenografía y el material gráfico conforman ese discurso. En este caso, el
proceso de trabajo proporciona que los elementos visuales tengan una carga
narrativa combinándose con el resto de factores teatrales, porque existe un
encuentro de personas que viven la experiencia creativa, no sólo como medio de
transmisión, sino como fin en sí mismo.   Paloma Hernandez

Há alguns meses
atrás, contei para Patrícia que gostaria de aprender a produzir um
espetáculo teatral. Quando soube que O Fantástico Circo-Teatro de um Homem
seria montado, pedi um espaço dentro deste projeto para tal. Pedi para
que me colocasse na produção: “Faço qualquer coisa, mas me coloca para
produzir esse espetáculo”. Mais tarde fiquei sabendo que se tratava de um
projeto bastante especial para o Heinz, um sonho guardado com carinho,
esperando pelo seu momento certo, se é que existem momentos certos nesta vida. Senti-me
privilegiada por poder fazer parte de algo tão precioso para este ator que me
encanta a cada vez que pisa no palco. Heinz tem um talento que é só seu, um par
de olhos que brilham, uma capacidade de comunicação com o público
inquestionável.Palhaço, performer, ator trágico, ator cômico, atuador,
show-man, contador de histórias, mestre de cerimônia, cantor, Doutor em
receitas de bolo. É sempre um prazer estar com ele, no palco ou na vida. Patrícia
e Heinz, obrigada pela confiança nesta minha primeira empreitada como produtora
executiva. Que rufem os tambores! Heinz vai entrar palco adentro! E eu vou
estar na platéia e onde mais ele precisar de mim.MERDA A TODOS NÓS! Priscilla
Colombi

Alguém que já usou colant roxo em
aula de dança há décadas atrás tem dança no dna. Variamos de exercícios de
consciência e organização das partes do corpo para fazer funcionar o todo com
procedimentos de educação somática, até chassés e en croix, com
alegria e dedicação! O tempo é curto, a história, verdadeira!!!! Os musicais
estão no dna. É só acionar e fazer funcionar o que já está ou esteve ali e esse
grande e inteligente corpo se faz emergir em dança, movimento, gesto e
caracterização; plasma com a materialidade que nos diverte. Além das aulas de
boxe, que estão trazendo um belo condicionamento aeróbico e tonificação
instantânea, a dedicação de Heinz tem sido surpreendente. Nem sempre as tarefas
aparentemente simples são de fácil execução. Mas são exatamente essas as que
visam a integração corpomente importante para o trabalho criativo com clareza
estética. Ele mesmo se surpreende com o que consegue fazer depois de ficar um
tempo com as pernas para cima, na devida posição. Uma vez ativado o motivo da
cena, é só lapidar as qualidades expressivas de cada movimento e um homem só já
está dançando, cantando, contando. Aí vem a melhor parte: o impacto da leveza e
a fluidez de um corpo solto no espaço. Só não rola se ele não quiser. Fazer a
preparação corporal do Heinz é um privilégio! Cibele Sastre

A própria palavra
já diz: incrível, extraordinário,excepcional:projetos fantásticos. Muito me
honra fazer parte deste projeto, primeiramente por se tratar de um artista tão
completo como o Heinz Limaverde, merecedor das melhores montagens e
personagens. Faz parte da nossa história juntos a realização deste monólogo, um
sonho já há muito idealizado e transformado claro, com o tempo e com as pessoas
que nele adentraram. É um compromisso sublime o que temos com o teatro e tenho
certeza de que “ O Fantástico circo-teatro de um homem só” veio pra elevar o
papel do artista hoje e sempre. Evoé. Rochele Beatriz

A concepção dos figurinos tem como referências principais
o universo circence e os shows burlescos,com uma riqueza
de texturas em contraponto à economia de cores.
O Palhaço, a Vedete e a Mulher Barbada são algumas das personagens
que o figurino precisa vestir com agilidade,rapidez e síntese, buscando
uma identificação imediata da platéia. Portanto, vale-se das referências
que todos temos em nosso imaginário. Quase como figuras perdidas no tempo…
Na cartela cromática predominam os tons terrosos e desérticos, que remetem à
fotos antigas e desbotadas. Daniel Lion

Um Circulo Iluminado com Lâmpadas coloridas, com flores recortadas na ribalta de Lona
Na parede de tecido há uma Arara que se esconde
As gavetas são memórias de diferentes tamanhos
As portas são encontro ou descarte de figuras
O espelho revela o nariz vermelho do palhaço que faz do seu sonho vida.
A roupa segura o Cabide
O Picadeiro é Gaiola
É fantástico Circo
Teatro de Um Homem Só

Juliano Rossi

3 respostas para Diário de bordo

  1. Muita MERDA na estréia Heinz. Tenho certeza que será um ARRASO, ainda mais com toda essa equipe de primeira linha, sem falar em todo seu TALENTO incontestável e maravilhoso !

  2. Dida Ortiz disse:

    Heinz, faz algum tempo que não te vejo…sei que andas viajando pelo circo do teus sonhos.
    Sinto a minha criança vibrando, esperando o dia chegar e me fazer vibrar nessa alegria.
    És um ser muito especial e eu tive a sorte de vivenciar essa emoção.
    SUCESSO!

  3. Klauber disse:

    Assisti ontem (BSB) e sai besta, minha namorada chorando e meu primo de cara com o talento tirado da simplicidade. Amei muito

    EU QUERO A TRILHA SONORA =D (por fovor)

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